domingo, 1 de dezembro de 2013

Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex



Classificação: 
Preço: R$39,90 (hoje é possível encontrar por bem menos).

Sempre me interessei por livros, então era - e ainda sou - a aluna que anotava todas as indicações dos professores. Esse foi uma citação numa aula de Psicologia, e, dias depois, fui atrás de comprar. Sou fascinada por livros históricos e transtornos mentais. Ou seja, o livro parecia uma boa escolha.
Demorei um tempinho para começar a leitura, mas desde a primeira página mergulhei em seu universo. Daniela Arbex mostra, através de depoimentos e fotos, as atrocidades que aconteciam nas dependências do Colônia, manicômio mineiro. O cuidado da jornalista transparece pelas palavras, mostrando seu cuidado e envolvimento com a história.
A narrativa parece coisa de filme, que muitos nem imaginam existir na vida real. Os pacientes - muitos sequer tinham transtornos mentais - eram tratados como bichos, em condições sub-humanas. Viviam nus, expostos ao frio e a fome. Mulheres eram constantemente vítimas de abuso sexual, tendo seus bebês arrancados de seus braços depois. Sobreviver a isso era como ganhar na loteria (sim, houveram sobreviventes desse genocídio). Franco Basaglia, psiquiatra italiano, chegou a comparar o hospício de Barbacena a um campo de concentração nazista.
A narrativa é envolvente, cheia de detalhes. Conta o que aconteceu ali pela perspectiva de várias pessoas (internos, funcionários, psiquiatras, jornalistas), ilustrando tudo isso com fotos chocantes. 
O livro, definitivamente, vale a leitura (para quem tiver estomago de encarar essa tragédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário